CANSAÇO E DESÂNIMO NA HORA DE ESTUDAR: Saiba o que fazer quando eles baterem antes mesmo de começar a estudar.
- O estudante informal

- 17 de dez. de 2025
- 3 min de leitura
Atualizado: 21 de dez. de 2025

Já te ocorreu de sentir aquele cansaço e desânimo bem na hora em que senta para ler um livro técnico, ou naquele momento em que vai começar assistir a aula de matemática?
Pois bem, saiba que isso é muito normal para todos estudantes da face da terra.
O primeiro ponto aqui é ter a consciência do que está acontecendo para ter certeza de que estamos falando sobre fadiga pelos os estudos.
Sim, existem outros fatores que podem estar causando essa fadiga que não os estudos, mas, como bateu exatamente no momento em que senta para estudar você acaba confundindo.
Não vamos abordar estes casos aqui, ok? Vamos focar no que nos interessa, os estudos.
Quais cuidados pessoais devo tomar antes de sentar a bunda na cadeira?
Em primeiro lugar, vamos cuidar da gente, vamos a uma pequena lista de pilares simples para nos ajudar a sermos feras nos estudos.

Passo 1: ingerir dois litros de água por dia, a recomendação é de 35ml por quilo corporal, mas, se você ingerir cerca de dois litros todos os dias já estará bem à frente da maioria das pessoas.
Se quiser pode medir o quanto de água é necessário para sua situação específica buscando por uma calculadora no google.
Passo 2: Dormir bem.
Entenda uma coisa, se você dormir em quantidade muito fora de 6 à 8 horas diárias ou dormir mal todas as noites, não vai sequer reter o que foi estudado.
Já ouvi gente dizer que dormir é perda de tempo, mas é justamente ao contrário, a ciência já mostrou que deixar de dormir para ficar estudando por mais tempo é ineficaz pois nosso cérebro não retém conhecimento quando está sem descanso, é no dormir que ele fixa o aprendizado, portanto, trate de dormir bem todos os dias.
Passo 3: Atividade física. Ah, estava demorando para vim com esse papo de musculação!
Não é nada disso, embora a musculação seja muito benéfica para saúde e todos deveriam fazer, sabemos que muita gente não gosta, porém, existem diversos esportes que serão uma maravilha não só para o corpo mas também para sua mente, então, escolha qualquer coisa e vá praticar.

A importância do ambiente para os estudos
Aqui entramos em um ponto de suma importância mas que igualmente o tópico anterior muitos não se dão conta até que um belo dia se veem sem conseguir sair do lugar nos estudos.
Entendo que nem todos podem ter um lugar top das galáxias para chamar de seu, mas o ponto aqui é mais organização do que beleza.
Um lugar bagunçado atrapalha sua mente de se concentrar, imagine ficar procurando um lápis ou caneta toda hora em meio a um monte de bugigangas, não dá né!
Estudar exige foco, então, nada de um lugar zoneado, dê valor a este momento tão precioso da sua vida e arrume a bagunça antes de começar os estudos.
Atenção aos sintomas
Para encerrarmos nossa conversa, preciso que tenha total atenção ao que vou dizer agora.
Neste post procurei elucidar algumas pequenas causas do que pode estar te causando cansaço na hora dos estudos.
Fato é que na grande maioria das vezes será somente essa a situação da fadiga da maioria das pessoas, mas, não podemos esquecer que ainda existem outros fatores bem simples que podem estar dificultando seu momento de estudo, como, redes sociais, ruídos excessivos, falta de rotina em um horário específico, etc…
Existe ainda outro fator muito mais crítico do que os citados e não citados, a estes quero que você fique mais ligado aos sintomas.
Caso mude sua alimentação, ingestão de água, qualidade no sono e prática de atividade física os sintomas continue, procure ajuda imediatamente de um especialista em saúde mental.
Vamos estudar sem surtar, estamos combinados?

O que você leu neste post
Cuidados antes de sentar para estudar
Cuidados com ambiente de estudo
Atenção aos sintomas mais sérios
Compartilhe este post e te vejo numa próxima, forte abraço.



Comentários