O que fazer se minha base de estudos é fraca?
- O estudante informal

- 17 de dez. de 2025
- 3 min de leitura
Atualizado: 21 de dez. de 2025

Para início de conversa já quero deixar claro que não estou escrevendo com a intenção de jogar pedra no ensino formal, embora ela seja realmente ruim.
Mas também sejamos honestos, a maioria de nós na fase pré adulta não quer muita coisa com a dureza, e por isso, já na fase adulta sofremos a dor do arrependimento de não termos estudado mais e melhor.
Não estou aqui para falar mal do sistema de ensino formal, e também não estou aqui para passar a mão na cabeça de ninguém, meu intuito é te ajudar daqui para frente, bora lá?
Não posso mais voltar ao ensino médio, como posso fazer para tapar os buracos da minha falta de base.
Bom, o primeiro ponto a ser levado em consideração aqui é, sem base tudo fica mais difícil!
Você já tentou fazer uma conta matemática simples no papel e se enrolou todo? Já ficou perdido sem saber se aquele primo que você tem é mal caráter com U ou com L?
Pois é, a verdade é que quando a gente não tem base de conhecimento a coisa fica tão feia que coisas simples parecem um absurdo, e nós só percebemos isso em momentos pontuais.
Por exemplo, do nada você quer mudar de vida e decide fazer um concurso público, pronto, é a hora em que você percebe que passou quase duas décadas em uma escola mas nunca aprendeu nada de verdade, e como eu disse, culpa do ensino ruim mas também culpa sua que agora você tem a oportunidade de mudar.
Você não pode mais voltar aos seus 15 aninhos para uma sala de aula formal, tudo bem, saiba que hoje em dia existem diversos cursos na internet para você formar uma base sólida em qualquer matéria que faça sentido para o seu momento atual.

Matéria que fazem sentido na minha grade de estudos
Hoje com a facilidade da internet você e eu temos uma oportunidade de ouro, mas isso só será verdade se nós agirmos entendendo o nosso momento atual.
A grande beleza do hoje é sabermos que você e eu podemos estudar somente aquilo que nos interessa agora, não precisamos mais seguir a grade comum curricular do MEC, podemos, por tanto, criar nossa própria grade de estudos baseado em nossos próprios interesses.
Como montar minha própria grade de estudos e investir na minha educação
Montar sua própria grade de estudos não é nada difícil e eu posso provar com este passo a passo simples;
Escolha a matéria que quer estudar, tente não escolher muitas lembre-se que está começando, vá com calma.
Pesquise os tópicos que compõem a referida matéria, fique atento para começar realmente da base.
Neste primeiro momento dê preferência para vídeoaula pois elas são mais fáceis de encontrar nos canais do youtube, por exemplo.
Vá ao youtube e pesquise a matéria que quer estudar.
Estudar por conta própria não é um bicho de sete cabeças, não é proibido comprar um curso caso seja do seu interesse, só certifique-se de que vai estudar de verdade para não fazer do que seria um investimento um gasto desnecessário.

Indo além das matérias convencionais
Neste momento acredito que você já entendeu e se convenceu da urgência em montar sua própria grade de estudos baseado em seus interesses, por isso, quero deixar alguns links de cursos gratuitos para você ir além.
Antes de clicar nos links, envie este conteúdo para alguém que, assim como você, quer fortalecer a base e crescer na vida. Forte abraço.



Comentários